Conheça Conceição das Alagoas
O município recebe o nome de Conceição das Alagoas em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e devido ao grande número de lagoas existentes no local...
História
O município recebe o nome de Conceição das Alagoas em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e devido ao grande número de lagoas existentes no local.
A história do município teve início com a chegada da Bandeira de João Batista de Siqueira, por volta de 1811. Os desbravadores instalaram uma fazenda chamada Alagoas.
Com a descoberta, em 1851, de um valioso diamante, encontrado perto de uma cachoeira do Rio Uberaba, por um dos condôminos da fazenda, começou na região a mineração. O afluxo de pessoas para o garimpo contribuiu para o crescimento do povoado.
Em 1869, era o povoado então pertencente ao Distrito de Campo Formoso (Campo Florido). Nove anos mais tarde, pela Lei estadual nº 2464, de 21 de outubro de 1878, foi o distrito elevado à Freguesia de Nossa Senhora da Conceiçao das Alagoas, passando a integrar o município de Uberaba.
Em 17 de dezembro de 1938, por Decreto-lei estadual nº 148, foi criado o município, tendo sua instalação se verificado em 1º de janeiro de 1939.
O município de Conceição das Alagoas foi elevado à Comarca pela Lei nº 1039 e a esta Comarca está subordinado o município de Pirajuba.
Garimpo
Por volta de 1851, José de Souza Lima encontrou próximo a uma cachoeira do Rio Uberaba, um valioso diamante. No mesmo ano, o Padre Francisco Rocha organizava no local um núcleo de garimpeiros, recebendo a cachoeira o seu nome.
Esses fatos ocorreram de boca em boca, atraindo mais gente ao sítio. Em 1958, Antônio Correia de Morais iniciou a construção de uma capela denominada "Garimpo das Alagoas". Ao seu redor, no alto da colina, juntavam-se casas de primitiva construção, formando-se um núcleo, onde hoje se encontra a cidade.
As notícias divulgando a existência de riquezas minerais correram pela região, atraindo inúmeros garimpeiros. Novas moradias iam sendo erguidas e a comunidade alcançou época gloriosa, mas pouco duradoura na vida econômica da população. O declínio natural da mineração deu lugar às atividades agrícolas e pecuárias, tão antigas quanto o garimpo, porém mais solidamente fundamentadas para o desenvolvimento do local.
Pontos Turísticos
Conceição também é repleta de pontos turísticos. Uma cidade que conta sua história atravéz de antigas construções e a tradição do artesanado que permanece nesta região. Os principais pontos turísticos são:
• Garimpo das Artes
• Ubatã Thermas
• Cachoeira do Coelho
• Cachoeira do Inferno
• Cachoeira do Nelfim
• Casa da Cultura
• Casa do Artesão
• Chácara José Borges da Silva
• Igreja Santa Rita
• Usina Volta Grande (CEMIG)
Eventos
O carnaval de Conceição recebe diversas caravanas de pessoas de todo o Brasil. A cidade não tem desfile de escolas de samba, mas atrai gente de longe com seus blocos de foliões. O Bloco da dona Alzira, por exemplo, continua sendo tradicional mesmo depois da morte da fundadora. O Dia do Trabalho também é comemorar com muita alegria. A Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo não medem esforços para realizar uma super festa para os trabalhadores garimpenses.
A Cidade
Com uma população de 23.932 habitantes, de acordo com a estimativa de 2012 do IBGE, a cidade vem passando por um processo de crescimento populacional contínuo desde o final do século passado, devido à diversificação de sua base econômica.
Nesta ocasião houve a introdução da lavoura de cana-de-açúcar e, consequente, instalação de usinas de álcool e açúcar, sendo, até o momento, as únicas indústrias instaladas no município.
Situada em uma região de solos férteis, a agricultura e a pecuária de leite e corte são a base da economia do município que conta ainda com inúmeras olarias de tijolos, uma tradição do lugar.